Descubra 10 características ESSENCIAIS para evoluir em sua área de atuação

Sérgio      terça-feira, 9 de outubro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

Evoluir na carreira seja dentro de uma empresa, ou como profissional autônomo deve ser a meta de todas as pessoas que desejam ter sucesso em todas as áreas da vida.

 

A escolha da profissão determina, por si só, uma série de características da personalidade do indivíduo, e somente o tempo de atuação pode lapidar essa pessoa para atuar com desenvoltura na carreira escolhida.

 

O recente avanço da tecnologia e a mudança na maneira de fazer marketing, com grandes opções de expansão online, fez com que algumas novas expertises começassem ser desejadas em novos funcionários.

 

Hoje a tão temida “proatividade” já não é mais um requisito, trata-se de uma característica essencial para quem trabalha em grandes corporações.

 

No lugar das antigas habilidades, novas surgem todos os dias, agregando valor e moldando profissionais para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, cada vez mais dinâmico e moderno.

 

É por isso que o profissional de hoje em dia não pode se descuidar de estar sempre atualizado com as novas tendências de sua área, se quiser se desenvolver e ter direito a conquistar degraus mais altos na carreira.

 

O bom desenvolvimento da personalidade e fortalecimento das crenças é extremamente importante nas empresas atuais, onde cada vez mais o potencial humano ganha espaço e é mais valorizado.

 

Por isso, se torna imperativo investir em ferramentas de autoconhecimento que permitirão estar mais preparado(a) para os desafios atuais dentro de cada campo de atuação.

 

10 características importantes para se desenvolver na carreira

 

 Dentro do novo quadro de habilidades exigidas dos profissionais, algumas já são velhas conhecidas, enquanto outras chegam para diferenciar ainda mais os bons dos médios.

 

Veja abaixo as 10 características primordiais que todo profissional precisa desenvolver para alavancar e fortalecer sua carreira.

 

1 – Espírito inovador

 

Muitos processos comuns dentro de uma empresa obedecem uma sequência lógica para serem realizados, mas de tempos em tempos surgem novas ferramentas, e é bom estar aberto a isso.

 

Há alguns anos não existia computador, e imagine se houvesse resistência nas empresas quando foi a hora de implantá-los?

 

Já imaginou quão arcaica seria uma empresa se, nos dias de hoje, não usasse a internet, ou ainda as redes sociais para se promover?

 

Então, sempre que um conceito novo surgir dentro do seu segmento de atuação, fique aberto(a), aprenda, entenda, identifique o quanto isso pode ser bom para seu crescimento e da empresa também.

 

Quem está aberto para o novo costuma ter visão dinâmica, e sempre conseguirá as melhores condições para desenvolver seu trabalho de maneira impecável.

 

2 – Fazer networking

 

Um erro comum de quem acha que está “garantido” no emprego é deixar de fazer networking.

 

Manter a rede de contatos, dentro da carreira e fora também, sempre atualizada é uma forma de contar com novas possibilidades de emprego e também de se manter atualizado com práticas e inovações.

 

Até mesmo para “sondar” o mercado de possibilidades é importante manter os contatos atualizados.

 

Uma forma muito boa de fazer isso é criar um perfil no linkedin e sempre que possível postar conteúdo referente a carreira, para manter as pessoas próximas e também ter oportunidade de ser encontrado pelas empresas.  

 

3 - Visão sistêmica de onde atua

 

Sem dúvida, um dos conceitos da atualidade, a visão sistêmica é exatamente o que o nome diz: ver o local onde trabalha como um sistema completo, sendo capaz de diferenciar e entender o funcionamento de cada parte do mecanismo.

 

Assim, o profissional que desenvolve a visão sistêmica se torna um candidato potencial a um cargo de chefia já que tem a capacidade de identificar necessidades em cada setor, e pode criar novos procedimentos para dinamizar os resultados.

 

Se você é daqueles que acham que devem saber apenas do seu próprio setor e trabalho, saiba que cada vez mais os profissionais que possuem a visão sistêmica são valorizados e cogitados para cargos mais importantes.

 

4 – Capacidade de se comunicar bem

 

Em qualquer lugar e momento da vida é importante saber se comunicar. Mas, você sabia que a maioria dos clientes voltam apenas porque foram bem atendidos?

Então, a habilidade de se comunicar bem, em qualquer cargo que você esteja, é importante para desenvolver uma boa interação com os colegas de trabalho e também com os clientes, fornecedores e colaboradores externos.

 

Da mesma forma que aprecia ser bem atendido nos lugares que frequenta, as outras pessoas esperam o mesmo quando interagem com você.

 

Desenvolver boas habilidades de comunicação é primordial se deseja chegar a um cargo de chefia, ou ser um profissional autônomo.

 

5 – Ser intraempreendedor

 

O conceito vem dos anos 80 quando foi utilizado pela primeira vez por Gifford Pinchot III, e significa empreender dentro de uma empresa que já está estabelecida.

 

Assim, ter visão para a melhoria dos processos do local onde trabalha é uma forma de intraempreendedorismo, que pode fazer com que a rotina diária fique bem mais suave e produtiva.

 

Atualmente as empresas estão completamente abertas para as opiniões dos funcionários e até investem em inovações vindas dessa maneira.

 

Então, está na hora de analisar melhor o local onde trabalha e encontrar maneiras de crescimento que podem não estar sendo aproveitadas por pura falta de visão, ou ainda oportunidade.

 

6 – Ser um bom negociador

 

Praticamente negociamos com as outras pessoas durante a maior parte do nosso dia.

 

Quando defendemos um ponto de vista, estamos negociando com quem pensa de forma diferente, ou ainda estamos tentando fazer essas pessoas começarem a entender o nosso “lado” da questão.

 

Ter jogo de cintura para evitar conflitos externos, e procurar desenvolver um ambiente saudável de trabalho é dever de todo bom profissional.

 

Desde negociar um prazo melhor para executar uma tarefa, até mesmo um desconto na compra de insumos, é uma qualidade desejada nos novos profissionais.

 

7 – Facilidade para se adequar

 

O bom profissional consegue trabalhar em qualquer ambiente, mesmo nos mais insalubres.

 

Além disso ele ainda sabe se adequar a qualquer mudança seja física (instalações) como de hierarquia (chefe novo).

Ter o jogo de cintura para continuar desempenhando as funções mesmo diante de mudanças drásticas é um perfil desejado em qualquer carreira, pois significa que existe uma capacidade de entendimento do todo (ver item 3).

 

8 – Cumprir prazos

 

Quando estipulamos um prazo para terminar uma determinada tarefa, ou entregar um produto/serviço estamos empenhando nossa palavra de que um processo será executado em um determinado tempo.

 

Esse prazo não é importante apenas para o profissional, mas normalmente está atrelado a outros processos, o que torna inadmissível um atraso, por menor que seja.

 

Quando não conseguimos cumprir prazos comprometemos todo o processo, seja interno, ou externo (para o cliente), isso pode colocar pessoas em situações complicadas em seus postos de trabalho.

 

Sempre faça um planejamento de suas tarefas e procure trabalhar com prazos suficientes para desempenhar bem suas funções. 

 

9 – Entender o ambiente onde está inserido

 

Um ambiente de trabalho vai além da hierarquia comum de funcionários e chefes.

 

Ele inclui todo o local físico de trabalho e também a interação com as pessoas direta e indiretamente envolvidas com suas atividades.

 

A melhor forma para entender seu ambiente é sempre dando o melhor de si no desempenho de suas funções, sempre tentando ajudar os outros para que os processos sejam desenvolvidos a contento.

 

Fazer parte de uma engrenagem maior significa ter consciência de suas funções e, principalmente da sua importância dentro do contexto geral.

 

Ficar atento(a) a possíveis mudanças e se desenvolver com elas é uma forma saudável de se adaptar com facilidade a qualquer tipo de ambiente e situação.

 

10 – Busca do autodesenvolvimento

 

Existe uma coisa que nenhum treinamento corporativo pode trazer para você: o autoconhecimento.

 

Buscar se conhecer mais e reconhecer os pontos fracos para fortalece-los é o melhor caminho para se desenvolver e se adequar para exercer sua carreira em qualquer circunstância.

 

O caminho do sucesso está permeado de erros e acertos e esse ainda é o melhor processo de aprendizagem em todos os setores da vida.

Reconhecer quando existe uma fraqueza não é nenhuma vergonha, mas sim a coragem de se admitir ainda insuficiente e aprender e treinar para ser melhor.

 

Da mesma forma, saber que não se é o dono da verdade é primordial para aprender com outros profissionais e conseguir interagir adequadamente dentro do ambiente de trabalho.

 

Porque é importante acompanhar as inovações

 

O mundo é dinâmico, e as empresas e pessoas precisam acompanhar e estar prontas para esse dinamismo.

 

A internet tornou-se uma ferramenta poderosa para desenvolvimento de negócios e criação de oportunidades, e quem não estiver adequado a isso ficará para trás.

 

Em qualquer profissão é importante ter a capacidade de se adequar, e desempenhar as funções com excelência.

 

Isso levará não só ao sucesso como também à satisfação pessoal que eleva a auto-estima e leva à conquista de coisas ainda melhores em todos os setores da vida.

 

Apostar no autoconhecimento é uma forma de se preparar para as mudanças globais que estão apenas começando, e se tornar apto para enfrentar qualquer desafio dentro e fora do ambiente de trabalho.

 

Sucesso!

Comentários