MUDE O FOCO para ter mais sucesso na CARREIRA e na vida!

Sergio Gotardo      domingo, 22 de julho de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

 

A expressão “mudar o foco” costuma ser o norte mais utilizado quando precisamos dar uma direção diferente em eventos na nossa vida. 

 

A questão principal é que nossa mente possui mecanismos sofisticados que procuram sempre nos manter em situações repetitivas, cíclicas, mesmo que sejam nocivas e nos levem para baixo. 

 

É uma coisa que acontece dentro do nosso inconsciente o qual quase não temos acesso, e que faz com que criemos situações de autossabotagem, fazendo com nosso progresso não avance. 

 

Isso acontece em todos os setores da vida, e quando falamos de carreira, as pequenas ações necessárias para se conseguir uma promoção, ou até mesmo decidir por um novo trabalho ficam engavetadas na nossa mente. 

 

É comum vermos profissionais completamente descontentes com sua situação, mas que também enxergam como se esses eventos fossem necessários para manter o emprego, ou antes, não passar privações. 

 

No caso, a crença limitante de que não existe condições para mudanças é o principal problema de quem não consegue alavancar a carreira e nem ter sucesso na vida pessoal. 

Mas, o que faz com que nos autossabotemos dessa forma? 

 

Nosso FOCO. Quando resolvemos fazer alguma coisa para mudar, nossa mente prefere ficar focada na situação existente e nos manda mensagens negativas sobre a suposta mudança. 

 

Isso faz com que comecemos prestar atenção na parte negativa das coisas (uma atitude inerente ao ser humano) e com isso não sentimos ânimo e vontade para realizar as ações necessárias para a mudança.

 

A atenção que você dá as coisas é que condiciona seu comportamento assim, a melhor maneira de realizar mudanças favoráveis na vida é prestar mais atenção na parte “positiva” dos eventos, adquirindo resiliência para aprender com os acontecimentos negativos. 

 

Como a PNL mesmo diz: SEMPRE há resultado, ele pode ser positivo, ou negativo.

 

Isso quer dizer que qualquer ação que tomamos resulta em um fim, pode não ser o que esperávamos, mas sempre haverá uma solução para cada evento. 

 

Partindo desse princípio, não acha melhor mudar o foco da sua atenção para as coisas mais positivas e construtivas? 

 

5 formas práticas para mudar seu foco e ter mais sucesso

 

 

Claro que a parte teórica da mudança de foco parece perfeita e muito fácil de ser feita, porém não é bem assim que as coisas acontecem, e podemos cair em erros ainda piores subestimando essa informação. 

 

Para ter um desenvolvimento mental efetivo que traga benefícios e prazeres para a vida física é preciso trabalhar muito arduamente o padrão mental, e para isso é bom contar com algumas ficas fundamentais. 

 

Veja abaixo 5 maneiras práticas de começar hoje mesmo uma mudança no padrão da sua vida: 

 

1 – Não dê atenção para as notícias 

 

Ponto! Muita gente poderá chamar isso de alienação, mas na verdade é a melhor maneira (e mais rápida) de começar a pensar mais positivamente e perceber que a coisa não está tão ruim como os outros dizem. 

 

As notícias terríveis são fabricadas para obterem mais audiência, e quando prestamos atenção nisso estamos colocando nosso padrão vibratório lá embaixo, e só atrairemos coisas ainda mais terríveis para nosso dia a dia. 

 

Esqueça os jornais, o noticiário, e as fofocas da internet, trace um plano de meta vendo nitidamente onde quer chegar, e não dê bola para as coisas negativas ao seu redor. 

 

2 – Não comente nada nas redes sociais 

 

As redes sociais podem ser a ferramenta mais nociva para seu padrão mental e vibratório. 

 

Sempre que ver uma postagem negativa não interaja, não curta, não compartilhe e, principalmente, não comente. 

 

Quando interagimos com notícias assim nos colocamos no caminho energético para atrair esses eventos para mais perto, e sem perceber abrimos nossa guarda para o caos. 

 

Para ter um feed de notícias mais positivo, ou pelo menos, mais neutro comece compartilhar coisas que não causam polêmica (receitas e vídeos de gatinhos felizes fazem bem esse papel), que não dê margem para comentários e brigas. 

 

3 – Faça perguntas construtivas

 

Já percebeu que sempre que fazemos uma pergunta íntima ela sempre é negativa? 

  • Por que estou ganhando tão pouco? 
  • Por que o dinheiro nunca dá para nada? 
  • Por que estou tão fora do meu peso habitual? 
  • Quando fazemos esse tipo de pergunta estamos na realidade querendo nos punir por sermos tão incompetentes (nossa mente adora fazer isso), e acabamos ficando focados nesses resultados negativos. 
  • Comece a se fazer perguntas diferentes e mais positivas: 
  • O que posso fazer para ganhar mais? 
  • Como posso usar melhor meu dinheiro? 
  • Que atitudes preciso tomar para controlar meu peso? 

 

Perceba que mudando o discurso de negativo para positivo, sua mente tentará buscar respostas para essas perguntas, o que trará ideias novas para melhorar a situação. 

 

Sempre procure ter um discurso interno mais positivo, para que suas ações também mudem e levem você rumo ao sucesso. 

 

4 – Mude-se para ver o meio mudar

Uma mania muito comum nas pessoas é desejar que os outros mudem, quando na verdade precisamos nos mudar para vermos o meio de outra maneira, por um outro ângulo. 

 

Mudando nossa maneira de ver as situações ao nosso redor, conseguimos nos colocar como expectadores e podemos assim tirar conclusões melhores das ocorrências. 

 

Se você enfrenta problemas em sua carreira com um chefe irascível, ou colegas de trabalho inoportunos, pare de focar nessas coisas e se comprometa a criar mais paciência/tolerância para lidar com essas pessoas. 

 

Quando resistimos muito a uma coisa, ela tende a se fixar e se repetir inúmeras vezes (quantos chefes irascíveis você já teve?), o que acaba deixando nossa vida andar em círculos (tipo mudar de empresa e ter um chefe exatamente igual ao da empresa anterior). 

 

Quando você muda, o mundo muda. 

 

5 – Preste atenção nos seus sentimentos  

 

Deixei esse item por último porque, na verdade, ele é o mais importante. 

 

É preciso prestar atenção no que você sente em todos os momentos. Como fica sua vibração quando conquista uma promoção, ou quando uma coisa boa acontece? 

 

A vida é movida assim... Ninguém liga para ter um cargo mais alto com o dobro de responsabilidades, mas gostamos da SENSAÇÃO de ter mais poder e ganhar um salário muito melhor. 

 

E é isso que nos faz levantar da cama todos os dias, o anseio por novas sensações, de preferência MUITO boas, seja na carreira, no amor, nas finanças. 

 

Não queremos papeis coloridos com números desenhados, queremos o prazer de comprar coisas que nos deixam felizes com esses papeis. 

 

Procure perceber como fica seu sentimento quando algo bom acontece, e mantenha essa sensação o máximo que puder, é ela que conseguirá mudar seu padrão vibratório e, em consequência, atrair mais coisas boas para sentir. 


Sucesso!

Comentários