Tenha mente PROATIVA para se destacar e ter mais sucesso

Sérgio      domingo, 16 de setembro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

 

Se você trabalha no mundo corporativo já deve ter se deparado com a expressão “proativo”, que deixa muita confusão na cabeça das pessoas, por tratar-se de um adjetivo relativamente novo.

 

Sempre que se deparar com uma expressão nova e mais complexa, é indicado separar os termos que montam a palavra:

 

Pro + ativo = a favor da ação

 

Assim, indivíduos proativos são aqueles que quando são enviados em uma missão conseguem extrair o máximo de informações mesmo as que não foram solicitadas.

 

São pessoas que não precisam de uma voz de comando 24 horas, conseguem realizar tarefas pensando por si mesmas e, como estão livres das ações dos sentimentos, dificilmente falham, ou realizam trabalho inútil.

 

Esse adjetivo acabou sendo uma necessidade no mundo corporativo, já que muitas empresas, na esperança de cortar gastos, começaram a preferir profissionais que tenham essa qualidade e possam ser multitarefas.

 

Além dessa possibilidade de menores gastos, pessoas proativas também costumam trazer muitos benefícios, pois como pensam de forma mais ordenada, executam tarefas mais rapidamente.

 

Em contrapartida, as pessoas que possuem mente reativa, dependem de ordens, demoram mais tempo para executar tarefas e quase sempre geram retrabalho (fazer mais de uma vez a mesma coisa).

 

Re + ativo = reage a ação

 

A primeira impressão é que as pessoas proativas são indicisplinadas e não aceitam comando, mas na verdade elas antecipam os resultados que são esperados pela chefia, tornando-os mais completos.

 

Porém quando nos deparamos com uma mente reativa podemos pensar em alguém que faz apenas o que mandam, sem melhorar resultados.

 

E isso nos leva, dentro das corporações, a um conceito muito comum e esperado pelos empregadores: “Vestir a camisa da empresa”.

 

Esse é também um termo muito comum, e muita gente não realiza essa ação na melhor forma de “ficar no seu canto” e fazer apenas “o seu trabalho”, o que pode render comodismo e falta de crescimento na carreira.

 

Principais diferenças entre a mente reativa e a proativa

 

 

Emoção

 

Lendo o texto acima mais cuidadosamente conseguimos traçar um perfil muito claro de quem tem a mente reativa e quem tem a mente proativa.

 

Pessoas reativas geralmente agem impulsivamente, deixam que suas emoções fiquem à flor da pele e costumam ter inveja e até mesmo ódio de seus colegas proativos.

 

Sendo assim, a principal diferença entre reação e proação é a emoção.

 

Quem costuma se deixar levar por momentos de raiva e insatisfação, acaba gerando relacionamentos mais voláteis dentro do ambiente de trabalho, com discussões e divergências constantes.

 

Claro que ser apático não é o caminho certo também, mas usar a razão para entender que sua carreira é um meio para atingir suas metas é muito melhor que dar socos na mesa cada vez que algo sai fora do desejo.

 

Assim, os indivíduos proativos costumam calçar um caminho com pedras sólidas, e sempre terão portas abertas por onde passarem, enquanto que o reativo terá muita dificuldade para se recolocar no mercado.

 

Positividade X Negatividade

 

Indivíduos proativos são positivos e acreditam que exista solução para todo tipo de problema, basta apenas raciocionar para encontrar o caminho certo.

 

Já os reativos tendem a ser pessimistas e sempre estão mais propensos para a parte negativa das coisas, o que acaba atraindo muitos eventos dessa natureza.

 

Quando existe pensamentos e ações positivas, o ambiente fica mais leve, as pessoas desempenham melhor suas funções e tudo fica mais fácil para todo mundo.

 

Mentes proativas buscam soluções, estão sempre imaginando uma forma melhor e mais rápida/prática de como resolver as questões e, por isso, costumam ser líderes natos onde estiverem.

 

Esperar acontecer X Realizar

 

A mente proativa realiza ações que levarão de encontro a suas metas. Têm um plano traçado e tudo que fazem é em prol do alcance desses resultados desejados.

 

As pessoas reativas ficam esperando as coisas ocorrerem, tomam um papel de coadjuvantes, e estão sempre culpando o meio por não conseguirem realizar seus sonhos (a velha história da crise, do puxão no tapete, etc).

 

Enquanto a proatividade abre caminhos por onde passar, a reatividade cria obstáculos onde antes existiam possibilidades.

 

Como criar uma mente proativa e ter sucesso na carreira

 

Comparando os itens principais que diferenciam a mente reativa da mente proativa, é claro que todos gostaríamos de ser proativos, não é mesmo?

 

E, para mudar de um para o outro é preciso apenas criar uma coisa muito importante em todos os aspectos da vida: Ser RESPONSÁVEL.

 

E aqui não estou falando daquela irresponsabilidade juvenil, mas sim da capacidade que temos de assumir que somente nós mesmos podemos escrever nossa história.

 

Não existe ninguém nesse universo que seja responsável por seu sucesso, ou fracasso, existem apenas circunstâncias que nos levam a esse, ou aquele caminho.

 

A escolha de qual caminho seguir é de cada um, e sempre haverá um resultado para colher, pois mesmo que não seja aquilo que queremos, nossos passos sempre nos levarão a algum lugar.

 

Assumir responsabilidade pelos atos, sejam eles geradores de coisas boas, ou negativas é o primeiro passo para tomar conta da sua vida e começar a caminhar com mais segurança.

 

Sabendo que apenas você pode criar dentro de sua experiência, para quê ter medo das coisas que o cerca?

 

Ninguém viverá suas experiências, como você não vive a vida das outras pessoas, mas suas escolhas dentro das possibilidades é que determinarão o sucesso, ou o fracasso.

 

Dessa forma, é importante deixar crenças limitantes de lado, esquecer antigos padrões que não funcionam mais nos dias atuais, e começar a desenvolver uma carreira mais sólida, mais lúcida, mais promissora.

 

Não ligar para o que os outros possam pensar é um passo muito importante para começar esse caminho de mudança, deixe que cada um crie sua própria realidade.

 

Tenha a certeza de poder realizar as ações que precisa para manter sua mente sempre aberta para as mudanças e nem perceberá que alguma coisa efetivamente ficou diferente.

 

Mente proativa significa antecipar-se ao que o outro deseja, é fazer sem ser mandado, é dar ideias novas que se tornam padrões a serem seguidos, é criar mudanças em um ambiente estagnado.

 

Experimente tomar as rédeas de sua vida em suas mãos e perceba que quanto mais proativo você for, mais chances terá de ser bem sucedido em todos os aspectos da vida.

Comentários